Nutrição

Alimentos x Suplementos x Informações que se conflitam. Em que acreditar?!

By  | 

10523571_10152479496261620_200032726_n

 

Bom, esse assunto tem sido bem polêmico nos dias atuais, seja com os pacientes, amigos, nas mídias e redes sociais. Sempre vejo matérias crucificando determinados alimentos ou suplementos nutricionais ou outras exaltando-os! Tenho muito receio sobre as informações passadas, principalmente as vindas de programas televisivos, que, muitas vezes, transmitem informações errôneas para a população em massa. É muito bacana a intenção e a divulgação de informações (tentam ajudar a população), mas, infelizmente, muitos dados passados não são completos, mesmo quando referenciam artigos científicos ou estudos feitos em grandes universidades! ATENÇÃO galera, sejam críticos! Não é com uma matéria de 30 minutos (e as vezes muito menos) que os profissionais da área conseguirão explicar tudo sobre determinado assunto e  conhecerão seu organismo! É aí que está o problema!

10520582_10152479496311620_1439179718_n

 

Vamos falar por exemplo do gojiberry, que têm imensos benefícios: anti-oxidande, aumento de metabolismo, muitos nutrientes…enfim, é um alimento usado como COADJUVANTE  no tratamento nutricional! Perceberam a palavra em caixa alto?! E é isso que tem faltado nas matérias. Comer 1 kilo de gojiberry por dia não vai fazer você emagrecer 20 quilos, reduzir 30 cm de cintura e subir massa magra em um piscar de olhos! O contexto em que o Gojiberry está inserido faz toda a diferença! Os estudos mostram, em sua maioria, que os resultados positivos de diversos alimentos ou suplementos nutricionais são observados quando há um contexto saudável, ou seja, quando a base alimentar e de exercícios físico já foram estruturados, e não quando obesos começam a comer só gojiberry e continuam sedentários, bebendo litros de refrigerante e se enchendo de sorvete! E é isso que tenho visto no consultório, pacientes que não tem nenhuma base alimentar formada, um intestino todo desregulado, uma digestão péssima, problemas absortivos pra caramba, querendo comer gojiberry e tomar whey!

10517013_10152479496301620_895738250_n

 

ENTENDAM PELAMORDEDEUS!!! Sou suuuuper a favor de suplementos nutricionais, proteicos, alimentos funcionais, novidades do mercado… enfim… de tudo que auxilia o meu paciente a chegar nos seus objetivos. Contudo é preciso uma alimentação contextualizada, onde se suplemente primeiro os nutrientes e proteínas que são necessárias para que o corpo funcione, a digestão consiga ser realizada de forma consistente e a absorção intestinal aconteça (primeiro, por exemplo, entro suplementando aloe vera, glutamina, determinadas vitaminas e minerais…enfim, o que AQUELE paciente precisa). Aí, após essa preparação, entro com os suplementos comunmente mais divulgados, pois, só assim, eles conseguirão ser utilizados pelo corpo e gerar seus objetivos!

10484113_10152479496336620_1231944031_n

 

As pessoas precisam entender que: se o estomago e o intestino estão bagunçados e o corpo desequilibrado, ela pode ingerir o melhor suplemento  do mundo, que ele não terá efeito (pq não vai ser digerido, absorvido e/ou utilizado pelo corpo), ou pior, vai piorar o quadro de desequilíbrio do paciente!

Profissionais!!!!Vamos suplementar o que equilibra primeiro (o que conserta e arruma o organismo), colocar primeiro o corpo para funcionar( sempre com uma base alimentar bem estruturada), e então, entrar com suplementos que podem, enfim, ser absorvidos e utilizados corretamente pelo organismo.

10508319_10152479496296620_340699676_n

 

Cada paciente tem suas particularidades, sua hereditariedade, patologias, intolerâncias, restrições. Não ache que porque a linhaça/óleo de coco/ whey… foi a solução para seu vizinho será também para você! Não tenho pacientes sem uso de suplementos, sem resultados, sem melhoras. Mas suplemento o que é PERFEITO para ele, para a evolução DELE e não para o resto do mundo! Parece repetitivo, mas procure bons profissionais, deem a eles todas as informações sobre vocês, faça os exames solicitados! O tratamento correto vem de profissionais que investem tempo em você!

 

#ficadica

#vcnãoéigualatodomundo

#sóbonsprofissionaissuplementamcorretamente

#atençaoainformação

#cuidodosmeuspacientes

#amominhaprofissão

Mariana Talhate

Nutricionista, graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo, nascida em Vitória, mudou-se para Cachoeiro no ano de 2000. Em 2007 ingressou na Universidade, o que a fez mudar-se para Alegre, onde morou em uma república junto as melhores amigas, o que rendeu muitas vivencias inesquecíveis. Trabalha atualmente em seu consultório, aplicando os conceitos da nutrição funcional e esportiva para cuidar de seus pacientes. Ama sua profissão, adora a família e o namorado (e todos os momentos juntos), e, acima de tudo, acredita que a vida está completamente nas mãos de Deus, e que é exatamente nesse lugar que ela deve estar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *