Nutrição

O ovo

By  | 

Bom Diaaaa!!

Hoje vou falar sobre um alimento muito julgado!! O ovo!

texto4 (4)

Sabia que ele é considerado o segundo alimento mais completo do mundo?! Perde apenas do leite materno. Ele é um tão completo que me arrisco dizer que é um dos poucos alimentos que me preocupo realmente quando algum paciente relata não ingeri-lo nunca.

Então, porque ouvimos tantos médicos ou outros profissionais da área da saúde falando mal deste alimento?

Sim, é claro, o ovo tem colesterol, assim como qualquer outro alimento que venha de fontes animais (carnes, leite…). Contudo, a ingestão de ovo só aumenta os níveis do colesterol “bom” ( HDL colesterol) e melhora o perfil lipídico do nosso organismo , ou seja, as quantidades de gorduras boas melhoram e as ruins diminuem, inclusive o LDL colesterol (O OVO DIMINUI O COLESTEROL RUIM!!!).

texto4 (1)

A culpa pelo colesterol elevado na população em massa não vem do ovo, e sim dos MUITOS E MUITOS fatores que alteraram a história da humanidade: introdução de óleos vegetais para uso culinário (desde que esses óleos entraram na alimentação humana, as doenças cardiovasculares aumentaram em uma proporção assustadora, sendo esse óleo o de soja, de girassol, de canola (pasmem)… mas isso é assunto para outro post), vida estressante (os radicais livres gerados pelo estresse podem lesionar o fígado, e esse órgão, ficando doente, aumenta a produção de colesterol ruim e diminui o colesterol bom), alto consumo de industrializados (e seus ingredientes criados em laboratórios que, mesmo não tendo colesterol na sua composição, aumentam a síntese de colesterol ruim dentro do nosso corpo), baixa atividade física……ou seja, a culpa NÃO é do ovo!!!

Sabiam que até hoje, não houve NENHUM estudo que conseguiu comprovar esta teoria de que o ovo aumente, por si só, o colesterol ruim?!

 O colesterol é uma substância essencial à vida! Ele é componente de muitas estruturas fundamentais para o bom funcionamento corporal. Além disso, a mesma via que é usada para produzir colesterol gera também energia para nossas atividades diárias (por isso, o uso de muitas medicações para reduzir o colesterol, causa cansaço, desanimo e até depressão em muitos pacientes, pois quando a medicação bloqueia a síntese de colesterol, bloqueia também a produção de energia). O vilão não é o colesterol, e sim o que você faz com seu corpo que leva esse colesterol oxidar e se acumular nas veias e artérias e causar doenças cardiovasculares (fumo, estresse, ingestão de gorduras de má qualidade, álcool…).

texto4

O ovo é composto por 14 Minerais e 12 Vitaminas, sendo rico em Vitaminas do complexo B, vitamina A, D, E, K, colina (fundamental para o desenvolvimento neurológico); carotenóides (Luteína e Zeaxantina: que são conhecidas por DIMINUÍREM a incidência de doenças cardiovasculares!!!!). Além disso tudo, 1 ovo tem aproximadamente 20% das proteínas que necessitamos diariamente! Acredita?!

Vários e vários estudos internacionais mostram que o ovo é capaz de diminuir a inflamação corporal total (pois diminuir a PCR-> marcador de inflamação corporal); aumentar o HDL (colesterol bom), potencializar o emagrecimento e diminuir os níveis de insulina (prevenindo a diabetes).

texto4 (3)

Ah sim… é bacana lembrar que o ovo oferece todos esses benefícios quando consumido por inteiro (clara e gema), e não só a clara!

Gosto de destacar também que o ovo caipira pode ter até 20 vezes mais ômega 3 e apresentar concentrações superiores de vitaminas e minerais que o convencional (então é uma ótima opção usar o caipira).

texto4 (2)

Para concluir vou usar dados que, por si só, já consolidam a importância de colocar ovos na sua rotina (e para convencer os mais resistentes e conservadores que o ovo é um alimento LINDO!):

A Universidade de Harvard realizou um estudo onde estudantes de medicina ingeriram 25 ovos (inteiros) por dia durante 3 meses. Resultado: o colesterol baixou!!!!!

Por que será que isso não é divulgado hein?! Será que é lucrativo para as empresas farmacêuticas venderem ovos? Ahhh… mas se fosse uma medicação… já tava todo mundo sabendo e ingerindo comprimidos e mais comprimidos!!! Mas é alimento né?! E barato! Acho que não da Ibope por si só! Talvez se encapsular, por em caixinhas com bulas, colocar nas prateleiras das farmácias e cobrar um preço muito além do que custa o povo dê mais credibilidade!!!

IMPORTANTE: ingerir ovo cru não é uma boa ideia, pois há um alto risco de salmonelose (patologia séria).

#ficadica #comamaisovo #alimentocerto #informaçãocertaétudo #amominhaprofissão #nutriçãoétudodebom

Mariana Talhate

Nutricionista, graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo, nascida em Vitória, mudou-se para Cachoeiro no ano de 2000. Em 2007 ingressou na Universidade, o que a fez mudar-se para Alegre, onde morou em uma república junto as melhores amigas, o que rendeu muitas vivencias inesquecíveis. Trabalha atualmente em seu consultório, aplicando os conceitos da nutrição funcional e esportiva para cuidar de seus pacientes. Ama sua profissão, adora a família e o namorado (e todos os momentos juntos), e, acima de tudo, acredita que a vida está completamente nas mãos de Deus, e que é exatamente nesse lugar que ela deve estar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *