Nutrição

Se a vida te der limões…

By  | 

Hello pessoal!

Como Nutricionista, gostaria de falar hoje sobre um alimento que é uma preciosidade e que é super acessível no nosso país o ano todo! O limão! Essa frutinha tem tantos benefícios que você não vai deixar de colocá-la na rotina! Enfim, vamos ver as muitas qualidades que tornam esse verdinho meu aliado no consultório (uso para várias funções diferentes)!

texto 07 03

O limão já é conhecido por auxiliar no combate a gripe e resfriados, isso porque ele aumenta as defesas do organismo. Por essa propriedade, todas as inflamações das vias respiratórias são minimizadas com o uso do limão. A sua quantidade alta de vitamina C é a principal razão (mas não a única) dessa funcionalidade. Além disso, o limão também é importante, pois auxilia na digestão (aumenta a produção de enzimas digestivas), alcaliniza o sangue (o que torna nosso corpo mais equilibrado facilitando o aumento de massa muscular e perda de peso) e melhora, e muito, os sistemas de eliminação de toxinas corporais, melhorando tanto nosso lado de dentro quanto o de fora (limão = BELEZA!)

Listando o porque o limão deve está inserido no seu contexto alimentar:

  •  É um aliado no EMAGRECOMENTO, pois atua aumentando a eliminação de toxinas corporais (pois é diurético) e por potencializar a função da enzima que estimula o fígado e ajuda na desintoxicação. Por essas propriedades também o uso rotineiro de limão minimiza infecções no trato urinário.

texto 07 05

 

  • Por ser rico em vitamina C o limão possui características ANTI-INFLAMATÓRIAS e é utilizado como auxiliar no tratamento da asma e outros sintomas respiratórios. Os limões também contêm saponinas, que apresentam propriedades antimicrobianas e ajudam a reduzir a quantidade de catarro produzido pelo corpo. Faça o teste, coloque o limão no seu dia a dia e veja se não tem menos resfriados, espirros, alergias respiratórias menos intensas. Eu costumo pingar algumas gotinhas em baixo da língua assim que começo a espirrar e MELHORA!

texto 07 02

  • O limão é um dos alimentos que mais alcalinizam o corpo, ou seja, reduzem sua acidez corporal. Muitas patologias só correm quando o PH corporal está ácido. Um bom exemplo é que um sangue ácido “puxa” cálcio e magnésio dos ossos, deixando esses mais fracos (osteoporose) e os vasos sanguíneos mais rígidos (mais risco de problemas cardíacos). Ou seja, tomar limão melhora a saúde óssea e vascular (dos vasos sanguíneos).

texto 07 04

  • A vitamina C presente no limão ajuda a combater os radicais livres (dentre todas as funções benéficas que isso tem para nosso corpo, vem também a diminuição de rugas). A vitamina C é fundamental para uma pele resistente e firme (sem ela o colágeno não é produzido). Além disso, o limão mata alguns tipos de bactérias conhecidas por causar a ACNE.
  •  Proporciona um HÁLITO mais fresco (é só pingar 20 gotinhas em meio copo de água e fazer gargarejo). Destaco que o melhor a se fazer é escovar os dentes antes de beber água com limão ou esperar umas 2 horas para escovar os dentes depois de ingeri-lo (pois pode desgastar o esmalte dentário).

texto 07 01

 

  • O limão auxilia no EMAGRECIMENTO, isso ocorre, principalmente, pois mantendo uma dieta mais alcalina o emagrecimento vem mais rapidamente, e o melhor, potencializando o aumento de massa magra! Além disso, os limões são ricos em FIBRAS (pectina) que ajudam a dar SACIEDADE (reduzindo a fome) e minimizando a absorção de açúcares e gorduras vindas da dieta.

texto 07

  • Dicas:

 

1 – Se você sente gases ou sente que sua digestão é lenta: ingira meio limão em meio copo de água durante as refeições (bebericar entre as garfadas), pois além de digestivo ele também aumenta a absorção de ferro.

2 – Lave bem o limão e o congele. Use ele congelado em sucos (melhor para bater) ou receitas. Com ele congelado é mais fácil aproveitar a casca branca (só ralo a parte verde de fora e deixo quase toda a parte branca, pois é nela aqui que ficam muitas substancias que dão toda uma funcionalidade para o limão, como as fibras por exemplo).

Observação: existem ressalvas para a ingestão do limão: gosto de passar meio limão espremido com um pouco de água pela manhã para a maioria dos meus pacientes, ou durante a refeição (para melhorar a digestão), mas destaco que conheço as patologias e restrições de cada paciente! Se há refluxo, gastrite ou azia com frequência, cuidado com o uso do limão, pois pode aumentar tais sintomas. Além disso, recomendo o uso dele por períodos determinados, dou um descanso para o corpo e depois volto com limão novamente. Isso porque ele tem características que podem, com o tempo, agredir a parede gástrica! Então… sem exageros! Usem por algum tempo, deem um descanso, e voltem!

 

E aí?! Curtiu?!

 

Mariana Talhate

Nutricionista, graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo, nascida em Vitória, mudou-se para Cachoeiro no ano de 2000. Em 2007 ingressou na Universidade, o que a fez mudar-se para Alegre, onde morou em uma república junto as melhores amigas, o que rendeu muitas vivencias inesquecíveis. Trabalha atualmente em seu consultório, aplicando os conceitos da nutrição funcional e esportiva para cuidar de seus pacientes. Ama sua profissão, adora a família e o namorado (e todos os momentos juntos), e, acima de tudo, acredita que a vida está completamente nas mãos de Deus, e que é exatamente nesse lugar que ela deve estar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *